Tocando Agora: ...

Lula deve fechar mandato com a menor inflação acumulada desde o Real

Publicada em: 22/10/2025 13:50 -

Lula deve fechar mandato com a menor inflação acumulada desde o Real

Segundo projeções de mercado divulgadas pelo Poder360, presidente encerra 2026 com índice de 19,73%, batendo próprio recorde, registrado em 2010, de 22,71%

Ricardo Stuckert

Governo que cuida do povo: com Lula, país também terá, ao fim de 2026, a menor taxa de desemprego da história

O presidente Lula deve terminar o terceiro mandato com a menor inflação acumulada no período de quatro anos desde a criação do Plano Real, em 1994. Segundo informou o site Poder 360, projeções de mercado indicam que Lula fecha 2026 com um índice de 19,73%, batendo, inclusive, o próprio recorde, registrado em 2010, de 22,71%.

O cálculo é feito com base em dados oficiais de 2023 (4,62%) e 2024 (4,83%) acumulados e nas projeções do Boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado na segunda-feira (20). O relatório da autarquia estima a inflação em 4,7%, para 2025, e em 4,27%, para 2026.

O atual índice de Lula é inferior também ao de outros governos. O primeiro mandato do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) acumulou 43,44%, e o segundo (1999-2002), 39,87%. Já a administração Jair Bolsonaro (2019-2022) somou 26,94% de inflação acumulada.

Leia mais: Preço dos alimentos segura IPCA, que veio abaixo do esperado em setembro

O contraste entre o atual governo e o anterior pode ser notado, principalmente, na alta do consumo das famílias, no aquecimento da economia e na redução das desigualdades sociais. Além da inflação mais baixa da história, Lula tem assegurado a valorização do salário mínimo: o piso subiu 16,5% nos últimos dois anos.

Mandato recordista

Durante o lançamento do programa Reforma Casa Brasil, no Palácio do Planalto, na segunda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aproveitou a ocasião para elogiar o desempenho de Lula na economia.

“Está como o Usain Bolt, que precisa voltar para a Olimpíada para superar a marca da Olimpíada anterior. O senhor voltou à Presidência e botou de novo a inflação em tendência de queda”, comparou.

Leia mais: Ipea reduz projeção de inflação para 4,8% após quedas no preço dos alimentos

Haddad mencionou ainda outros avanços socioeconômicos do governo. “O senhor vai terminar o seu mandato com a menor taxa de desemprego acumulada em 4 anos da série histórica do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]”, comemorou.

O ministro antecipou, por fim, que Lula entregará “o melhor resultado fiscal desde 2015”.

Na rede social X, o presidente compartilhou e endossou as falas do chefe da Fazenda. Confira.

 

“Efeito Lula”

Nesta quarta (22), o senador Humberto Costa (PE), secretário nacional de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT), lembrou, mais uma vez, do chamado “efeito Lula” na economia.

Leia mais: Efeito Lula no prato: Cesta básica tem queda em 22 capitais e alivia o bolso

“Até os mais pessimistas do mercado estão tendo que rever as suas projeções: inflação menor e PIB crescendo. É o efeito Lula na economia!”, publicou o parlamentar.

 

No Instagram, o deputado federal Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara, comentou os números de Lula: “Enquanto os governos anteriores deixaram o custo de vida disparar, o presidente está batendo seu próprio recorde, com inflação controlada, renda em alta e comida voltando pra mesa do povo”.

O deputado federal Carlos Zarattini (SP), por sua vez, observou que o presidente está provando que o caminho do Brasil é o do “crescimento com estabilidade”. “O governo Lula 3 deve registrar a menor inflação acumulada desde o Plano Real. E sabe de quem era o recorde anterior? Do próprio Lula, no seu segundo mandato”, registrou.

 

Da Redação, com informações do Poder360

 

 
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...