Uma ótima notícia para quem deseja se capacitar para trabalhar na montadora chinesa, BYD (Build Your Dreams), inaugurada na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Isso porque o governo da Bahia, por meio das Secretarias do Trabalho, Emprego, Esporte e Renda (Setre) e de Educação (SEC), vai oferecer 1 mil cursos de capacitação para ampliar a oferta de qualificação profissional com vistas à atuação na empresa automobilística.
A informação foi confirmada pelo secretário Augusto Vasconcelos ao Portal A TARDE, depois da reunião com os seguintes órgãos:
Prefeitura de Camaçari;
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec);
Secretaria de Educação (SEC).
Os cursos serão criados para capacitar a mão de obra local, alinhando as habilidades dos profissionais com as necessidades da montadora.
A data para o lançamento dos cursos, no entanto, não foi revelada pelo titular da Setre, que se limitou a dizer que divulgará as datas “em breve”.
“Vamos lançar em breve as inscrições para 1 mil vagas de qualificação profissional nessas diversas áreas voltadas à indústria automobilística. É resultado desse esforço conjunto”, contou Vasconcelos.
Quais cursos serão oferecidos?
Os cursos que serão oferecidos para qualificação de novos profissionais, segundo a lista obtida pelo Portal, são:
Eletrônica embarcada veicular;
Funileiro automotivo;
Mecânico eletricista de automóveis;
Operador de produção veicular
Soldador automotivo.
Qualificação profissional
Em março do ano passado, o governo da Bahia, através da Setre, ofereceu qualificação profissional a trabalhadores com o objetivo de preparar mão-de-obra para o processo de seleção da BYD.
Na primeira etapa foram oferecidas 500 vagas distribuídas entre quatro cursos, todos gratuitos.
Os cursos ofertados à época foram:
Operador de produção veicular;
Auxiliar de linha de produção;
Mecânico de manutenção de máquinas industriais;
Inspetor de qualidade.
Público-alvo
As inscrições eram voltadas para trabalhadores sem ocupação, cadastrados nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e beneficiários das demais políticas públicas de trabalho e renda, que estejam buscando inserção no mundo do trabalho.
Os cursos serão ministrados pelo Senai de Camaçari e a carga horária foi de 200 a 260 horas Fonte: VIA 41