Endividamento: governo Lula prorroga Desenrola Brasil até 20 de maio

Endividamento: governo Lula prorroga Desenrola Brasil até 20 de maio

Por mais 50 dias, brasileiros inadimplentes podem quitar dívidas pelo programa da Fazenda. Aumento da procura se deve à unificação com Caixa Econômica Federal, Serasa Limpa Nome e outras instituições

Divulgação - MF / Site do PT

Renegociações: os descontos do Desenrola Brasil estão em 83%, podendo chegar a 96%, em alguns casos

Diante do aumento da procura pelo Desenrola Brasil nas últimas semanas, o governo federal decidiu prorrogar o programa por mais 50 dias. Até 20 de maio, ainda será possível a renegociação das dívidas de quem permanece inadimplente. O adiamento vale apenas para a Faixa 1: pessoas físicas com renda mensal bruta de até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Em média, os descontos do Desenrola Brasil estão em 83%, podendo chegar a 96%, em alguns casos. O pagamento pode ser efetuado à vista ou parceladamente, em até 60 meses e sem necessidade de entrada. A Medida Provisória (MP) que prorroga o programa está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28).

O adiamento se deve ao aumento da procura pelo programa depois da unificação com os aplicativos da Caixa Econômica Federal (CEF) e de outras instituições financeiras. Ademais, o Desenrola Brasil está disponível no site Serasa Limpa Nome, desde 15 de fevereiro. O mutirão para diminuir a inadimplência no Brasil conta com mais de 700 empresas, entre bancos, financeiras, concessionárias de água e de energia, operadoras de telefonia e comércio varejista.

O Ministério da Fazenda estima que 14 milhões de brasileiros já conseguiram saldar suas despesas. De acordo com a pasta, cerca de R$ 50 bilhões em dívidas já foram quitados desde o início do governo. O objetivo da prorrogação é aproveitar os benefícios que a unificação com agentes financeiros, como a CEF, trouxe para o Desenrola Brasil.

“Queremos aproveitar o aumento das negociações pelo site depois das parcerias com as plataformas bancárias e de renegociação de dívidas. Hoje, quase metade do volume diário de operações chega ao site do Desenrola através de redirecionamentos dos canais parceiros”, explica Alexandre Ferreira, diretor de Programa da Secretaria de Reformas Econômicas.

A Faixa 1 do Desenrola Brasil corresponde às dívidas que foram negativadas entre janeiro 2019 e dezembro de 2022 e que não ultrapassem, em valores corrigidos, R$ 20 mil. Essas despesas podem ser referentes a empréstimos bancários ou dívidas no cartão de crédito, ou mesmo contas de água e de energia em atraso, por exemplo.

Para acessar o site do programa (desenrola.gov.br), basta criar uma conta GOV.BR. Por meio de canais parceiros, esse procedimento não é necessário.

Da Redação


Categoria:Destaques