VOLUME
Carregando música...

Notícias

Chef também foi condenado por desviar mais de 200 mil euros de restaurante

Além da condenação por falsos empréstimos hipotecários, o chef de cozinha espanhol David Peregrina Capó, de 53 anos, morto a tiros dentro de seu restaurante, em Porto Seguro, também foi condenado a dois anos e nove meses de prisão em seu país natal, em março de 2012, por desviar mais de 200 mil euros em um conhecido restaurante em Mallorca, onde exercia a função de gerente. A informação foi publicada pelo jornal espanhol Ultima Hora.

DESVIO DE DINHEIRO DO CAIXA – David, que admitiu a fraude perante a Justiça de seu país, foi contratado para trabalhar como gerente do restaurante em janeiro de 2010. Entre suas funções, ele era responsável por registrar a entrada diária de valores no caixa.

David aproveitou para anotar como vendas com cartão de crédito aquelas que eram feitas à vista, o que gerou um rombo de mais de 200 mil euros, o equivalente a R$ 1.074.000.

Segundo o jornal, no julgamento, em 2012, David se declarou culpado dos crimes de falsificação continuada de documento comercial e de apropriação indébita. Ele aceitou a pena imposta e prometeu devolver o valor que embolsou. Antes da audiência, ele havia devolvido 45 mil euros.

Depois de fugir para o Brasil, David montou o restaurante Ilha dos Ribeirinhos

Em março de 2015, conforme o jornal Ultima Hora, o chef fugiu da Espanha para o Brasil, durante uma licença que autorizou a saída dele da prisão de Palma. As duas penas terminaram em novembro de 2016 e expiraram em 2020.

HIPOTECAS FANTASMAS – O chef de cozinha também havia sido condenado em Mallorca a mais de 6 anos de prisão pelos crimes de estelionato, apropriação indébita e falsificação de documentos, conforme o jornal espanhol El Mundo.

Ele foi um dos 28 acusados de um complô para fraudar o banco onde ele trabalhava como diretor de sucursal. O esquema envolvia falsos empréstimos hipotecários que, entre 2003 e 2004, levaram ao desvio de mais de 2 milhões de euros (R$ 10 milhões, na cotação atual). O escândalo ficou conhecido como “o caso das hipotecas fantasmas”.

A mídia local identificou o chef como líder do esquema e divulgou que ele havia fugido para o Brasil. O julgamento ocorreu em fevereiro de 2012.

RESTAURANTE EM PORTO SEGURO – Depois de fugir para o Brasil, de acordo com o jornal “El Mundo”, David montou, juntamente com sua mulher, Érica da Silva Santos, o restaurante Ilha dos Ribeirinhos, localizado às margens do Rio Buranhém, na região da Ilha do Pau do Macaco, em Porto Seguro.

O casal foi encontrado morto na última sexta-feira (24), na propriedade onde funcionava o restaurante.

A polícia trabalha com a hipótese de execução. Até o momento, ninguém foi preso.



Categoria:Destaques