Pacientes reclamam da ausência de mastologista pelo sus; É uma hipocrisia usar uma fitinha rosa no peito

Pacientes reclamam da ausência de mastologista pelo sus; É uma hipocrisia usar uma fitinha rosa no peito quando a gestão não agenda nem mesmo mamografia.
O outubro rosa é marcado por ações que fazem o alerta da importância de se prevenir e diagnosticar de forma precoce o câncer de mama. Apesar do câncer de mama ter uma chance de cura maior que 95%, caso seja diagnosticado cedo, as mulheres ainda temem pelo resultado do nódulo.
No entanto, no município de Eunápolis o público feminino está decepcionado com a falta de ações eficazes em relação ao outubro rosa. Vale ressaltar que nem o serviço de mastologia é realizado pelo SUS, o que é já absurdo, uma vez que o câncer de mama atinge um enorme contingente de mulheres, e também de homens (em casos bastante raros).


A gestão municipal além de encerrar as atividades na policlínica também não se preocupou em promover um mutirão de mamografias e consultas acerca do câncer de mama, geralmente as mulheres fazem planos para que em outubro possa realizar exames eficazes voltados a saúde da mulher.

Uma paciente por nome Cláudia tenta há dois meses fazer uma mamografia pelo sus, mas, sem sucesso. "Achava que com as promessas de que haveria uma saúde humanizada, não iria haver este tipo de problema (de atraso na realização de exames) porém, nem mastologista conseguimos agendar, imagine mamografia. Isto é um desrespeito conosco", conta ela.

POLICLÍNICA REGIONAL

A Policlínica Regional está realizando exames de mamografia, ultrassom mamária, etc, no entanto, a secretaria de saúde municipal não tem feito os agendamentos para a realização do exame na unidade, dando preferência a clinicas particulares.

A reportagem do programa Voz Ativa esteve entrevistando a Mastologista Ana Holtz, que afirma:

 "É muito grave que exames e procedimentos tenham atrasado ou talvez nem sejam realizados em razão da falta de compromisso do poder público junto a população, principalmente porque os casos de câncer no Brasil já são descobertos em fase mais avançada, mesmo com os exames feitos regularmente, imagine um cenário onde a prefeitura não se preocupou em realizar ações de prevenção ao câncer no mês mais importante”. Finaliza.

 ALINE WERNECK

--


Categoria:Destaques