Tocando Agora: ...

Força Nacional do SUS reforça apoio a comunidades afetadas por tornado

Publicada em: 12/11/2025 11:40 -

Força Nacional do SUS reforça apoio a comunidades afetadas por tornado

Equipes de saúde mental e assistência primária permanecem mobilizadas após a tragédia que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu

Ivan Matos

Equipes da FN-SUS atuam no atendimento à população atingida

O Ministério da Saúde determinou o envio de uma equipe da Força Nacional do SUS (FN-SUS), composta por psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos e gestores técnicos, à cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que teve cerca de 80% da área urbana destruída por um tornado na última sexta-feira (7), resultando em sete óbitos e ao menos 835 feridos e 39 desabrigados.

Com os novos profissionais, o governo reforça a reorganização da rede assistencial e o atendimento psicossocial, garantindo a continuidade dos serviços de atenção primária. As equipes também monitoram as condições sanitárias e de saúde mental nos assentamentos e áreas rurais.

Presente desde o primeiro dia, a FN-SUS realiza ações de acolhimento emocional, promovendo rodas de conversa em abrigos, escolas e igrejas. A prioridade é o fortalecimento da saúde mental, diante da alta demanda de atendimento tanto da população quanto dos profissionais de saúde. Até segunda-feira (10), mais de 800 pessoas haviam sido atendidas.

A atuação ocorre em parceria com as secretarias municipal e estadual de saúde e com a Defesa Civil, integrada à Estratégia de Apoio Psicossocial e à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Leia mais: Governo Lula e deputados do PT atuam para garantir recuperação de Rio Bonito do Iguaçu

Suporte por tempo indeterminado

Ainda na madrugada do dia 7, quando o tornado atingiu a cidade e distritos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, determinou o envio imediato das equipes, que permanecerão na região por tempo indeterminado, até a estabilização da situação. Um posto avançado de coordenação foi instalado junto à Secretaria Municipal de Saúde.

 

Das sete unidades de saúde do município, duas funcionam parcialmente: a UBS Central, com danos leves a moderados, e a Clínica de Especialidades, que opera de forma restrita em ginecologia, pediatria, saúde mental e pequenas cirurgias. As UBS Arapongas e Herdeiros seguem em avaliação técnica devido aos danos estruturais severos, enquanto as unidades Centro Novo e Campo do Bugre funcionam como bases de apoio.

No município vizinho de Laranjeiras do Sul, referência regional, ficou centralizado o atendimento de urgência e emergência. Na cidade também estão alojadas 34 pessoas. Junto à assistência social, a equipe multiprofissional garante escuta qualificada e encaminhamentos necessários. Há ainda ações conjuntas com companhias de energia, saneamento e equipes de engenharia na recuperação da rede elétrica, restabelecimento do saneamento e avaliação estrutural de prédios públicos e unidades de saúde.

Leia mais: Lula mobiliza rede de apoio ao Paraná após tornado devastador

Da Redação

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...