VÍDEO mostra momento em que avião da Voepass que ia para SP pousa em Uberlândia após ser desviado por ‘questão técnica'

Um avião da Voepass Linhas Aéreas que decolou em Rio Verde (GO) e seguia para Guarulhos (SP) foi desviado para o aeroporto de Uberlândia (MG) devido a uma "questão técnica" na noite desta quinta-feira (15). 

Segundo apuração da TV Integração com passageiros no aeroporto de Uberlândia, a aeronave ATR 72-600, de prefixo PS-VPA, tinha saído da cidade goiana com seis horas de atraso. Pouco tempo após a decolagem, o piloto informou problemas técnicos no avião, e a tripulação pediu pouso de emergência, momento em que a torre de controle de Uberlândia foi acionada.

A aeronave tem nove anos de atuação e está na malha da VoePass desde março de 2023. Antes, o turboélice voou em companhias aéreas da Malásia, da Noruega e da Ucrânia.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explicou, por meio de nota, que houve um transiente (problema elétrico) na aeronave.

Cabe ressaltar que tal ocorrência não se configura pane. Por precaução, no entanto, a empresa informou que a tripulação realizou pouso técnico no Aeroporto de Uberlândia (MG)", afirmou.

Ainda segundo a agência, representantes da Voepass irão se reunir com servidores da agência nesta sexta-feira (16) para tratar "sobre o processo de vigilância da empresa" e também da ocorrência com a aeronave que precisou pousar em Uberlândia.

Dois casais que estavam no voo desistiram de seguir a viagem até Guarulhos. Os demais passageiros foram realocados em outro voo, também da Voepass, que deixou Uberlândia às 22h21 de quinta.

Imagem registrada pelo site Flight Aware mostra o trajeto feito pelo avião da decolagem até o pouso na cidade mineira. Conforme o registro, a aeronave deu voltas antes de seguir para Uberlândia.

Em nota, a concessionária Aena, que administra o aeroporto, informou que o voo da Voepass PTB-2211 "declarou emergência às 18h54 e pousou no Aeroporto de Uberlândia às 19h14".

"O aeroporto destinou todos os recursos do Plano de Emergência para atender a operação, mas não houve necessidade de ativação e todos os passageiros desembarcaram com segurança, sem necessidade de atendimentos médicos. Não houve impacto às operações do aeródromo", disse o comunicado.











Categoria:Destaques