“Mulheres em defesa da democracia: sem golpe, sem anistia e sem misoginia” é tema em março

“Mulheres em defesa da democracia: sem golpe, sem anistia e sem misoginia” é tema em março

SNMPT prepara uma série de atos nos estados; secretária nacional defende unidade das petistas com foco na mobilização das companheiras para a próxima sexta, 8

Comunicação SNMPT

"Temos que seguir firmes na defesa da democracia", defende a secretária nacional de mulheres, Anne Moura

Sob o lema “Mulheres em defesa da democracia: sem golpe, sem anistia e sem misoginia”, a Secretaria Nacional de Mulheres do PT abre o mês, que é dedicado aos debates e às ações específicas para as mulheres, em virtude do 8 de março, data que marca o Dia Internacional da Mulher. 

Tradicionalmente, as mulheres petistas nos estados já estão mobilizadas para uma dezena de atos a fim de defender melhorias na vida das brasileiras e na defesa da democracia. Confira no fim da matéria a lista com os endereços dos atos nos estados. Além disso, a SNMPT está preparando uma série de atividades que serão anunciadas nos próximos dias.  Nas redes sociais, o perfil da Secretaria já deu início às mobilizações virtuais.

Para Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT, após seis anos de duros enfrentamentos com os governos machistas de Temer e Bolsonaro, as mulheres brasileiras emergem como protagonistas cruciais na defesa e preservação da democracia:

“Além de exaltarmos o governo do presidente Lula, que tem feito uma gestão excelente para as mulheres, com a criação do Ministério das Mulheres, é importante destacar as diversas entregas de políticas públicas como o programa de Dignidade Menstrual, a Lei de Igualdade Salarial entre homens e mulheres, e a retomada da entrega de Casas da Mulher Brasileira, a gente tem que seguir firme na defesa da democracia“, defende Anne.

Anne destaca também que a sociedade precisa estar atenta e mobilizada. “Vimos que os bolsonaristas e a extrema direita estão à espreita, buscando a anistia de seus malfeitos. Por isso, no tema do 8 de março deste ano, nós destacamos que não há anistia para golpistas. Não há anistia para quem fez milhões de mulheres sofrerem”.

Além disso, a secretária destacou o poder de mobilização das companheiras petistas para encher as ruas na próxima sexta-feira.

“Eu gosto muito de destacar o poder de união e força que as mulheres deste partido têm. Estamos em contato diário com as nossas secretárias estaduais para que possamos, em cada estado, realizar atos com adesão e representatividade e diversidade, que é a marca do PT. Trabalharemos coletivamente para que as alianças entre diferentes grupos sociais, promovam uma visão coletiva da nossa sociedade baseada na igualdade e na diversidade que nos une.”

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, gravou um vídeo para as mulheres do PT. “Olá, companheiras! chegamos em mais um mês de março, o mês em que a gente reafirma a conquista que as mulheres tiveram ao longo dessa história toda de lutas. Mas também reafirmamos as lutas que precisamos ter e continuar tendo para melhorar as nossas condições de vida e de participação na sociedade, seja na esfera privada, seja na esfera pública, através da política”, diz um trecho do vídeo. 

Para o mês de março,  a SNMPT enfatiza a importância da interseccionalidade como princípio democrático, reconhecendo que hoje as lutas não são e não devem ser homogêneas e que as diversas vozes das brasileiras precisam ser ouvidas. “Este ano, as mulheres do PT seguirão unidas para assegurar que o Brasil permaneça no caminho da democracia, promovendo a liberdade de expressão, o respeito às instituições e a justiça para todas e todos”, defende Moura.

Confira os locais e os horários dos atos no estados:

Acre – AC / em construção

Alagoas – AL / 9h – Praça Marechal Deodoro – Centro – Maceió

Amapá – AP / em construção

Amazonas – AM / 15h Praça da Matriz – Centro – Manaus

Bahia  – BA / 13h – Campo Grande – Salvador

Ceará – CE / 16h – Praça do Ferreira – Centro – Fortaleza

Distrito Federal  – DF / 16h Praça Zumbi dos Palmares, CONIC, Brasília

Espírito Santo – ES / 8h30 antiga Capitania dos Portos – Vitória

Goiás – GO / em construção

Maranhão – MA / 15h – Praça Deodoro, Centro – São Luís

Mato Grosso – MT / 17h30 – Praça da Farinha – Cuiabá

Mato Grosso do Sul – MS / em construção

Minas Gerais – MG / 17h , Praça Liberdade, Centro – Belo Horizonte

Pará – PA / 8h – Praça da República – Largo da Campina – Belém

Paraíba – PB / 9h – Ponto de Cem Réis – Centro – João Pessoa

Paraíba – PB / 15h na Praça da Bandeira – Centro – Campina Grande

Paraná – PR / 17h – Praça Santos Andrade, Curitiba

Pernambuco – PE / 15h – Parque 13 de Maio, Boa Vista – Recife – PE

Piauí – PI / atos espalhados pelos municípios – sem ato unificado

Rio de Janeiro – RJ / 16h – Candelária – Centro – Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte – RN / 15h –  Em frente ao Banco do Brasil na Av. Rio Branco.- Natal

Rio Grande do Sul – RS / 18h – Esquina Democrática – Centro – Porto Alegre

Rondônia – RO / em construção

Roraima – RR / 17h – Parque Municipal Germano Augusto Sampaio – Boa Vista

Santa Catarina – SC / 18h – Largo da Alfândega, Centro – Florianópolis

Sergipe – SE / 07h – Praça da Bandeira – Centro- Aracaju

São Paulo – SP / 17h – Avenida Paulista – São Paulo

Tocantins – TO / 16h – Parque dos Povos Indígenas – Palmas

*Em atualização

Da Redação Elas por Elas

Categoria:Destaques