Estudo revela as 10 verduras e legumes mais saudáveis do mundo. Veja quais são

Estudo revela as 10 verduras e legumes mais saudáveis do mundo. Veja quais são

Agrião, repolho e acelga lideram o ranking produzido pela Universidade William Paterson, nos EUA

 

Por Rafaella Dorigo — São Paulo

 

 

É comum ouvir que quanto mais cores presentes no prato, mais rica é a refeição. Uma pesquisa elaborada pela Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos EUA, mostrou que a afirmação não está errada: os vegetais mais saudáveis do mundo são, de fato, coloridos.

Os especialistas estabeleceram uma classificação de densidade nutricional de alimentos considerando a presença de 17 nutrientes essenciais, como potássio, fibra, proteína e vitaminas, a cada 100 kcal de verduras cruas, uma vez que a forma de preparo pode alterar o conteúdo nutricional.

Alimentos que pontuaram 10 ou mais foram classificados como Powerhouse Fruits and Vegetables (PFV), em português, frutas e vegetais poderosos, com base em padrões oficiais Food and Drug Administration (FDA).

O agrião ficou em primeiro lugar, com classificação 100, seguido do repolho chinês, que acalçou a marca de 91,99. Dos 47 alimentos analisados, apenas seis não atenderam aos critérios de potência, incluindo a framboesa, tangerina, cranberry, alho, cebola e mirtilo.

 

As 10 verduras e legumes mais saudáveis do mundo:

·         Alimento - pontuação

1.      Agrião - 100%

2.      Repolho Chinês - 91,99%

3.      Acelga - 89,27

4.      Beterraba verde - 87,08

5.      Espinafre - 86,43

6.      Chicória - 73,36

7.      Alface - 70,73

8.      Salsinha - 65,59

9.      Alface Romana - 63,48

10.  Couve - 62,49

 

Benefícios do agrião

Segundo estudos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio), o agrião é rico em antioxidantes, aminoácidos e, além disso, é fonte de nutrientes para pessoas com dietas apenas à base de vegetais graças à vitamina B12 presente em sua composição.

Outras publicações mostram que o agrião também pode auxiliar no tratamento de danos causados ​​aos tecidos por exercícios de forte intensidade, tornando-o um complemento adequado para atletas de alta performance.

 

Categoria:Destaques