Coreia do Sul manda esvaziar ilhas após Coreia do Norte lançar 200 projéteis perto de fronteira

Coreia do Sul manda esvaziar ilhas após Coreia do Norte lançar 200 projéteis perto de fronteira

Coreia do Sul ordenou nesta sexta-feira (5) que moradores de duas ilhas do país perto da Coreia do Norte deixassem suas casas.

O alerta foi emitido após a Coreia do Norte lançar 200 projéteis em direção ao mar em uma zona de fronteira a Coreia do Sul. Segundo Seul, os artefatos caíram em águas na Linha de Limite Norte, que marca a fronteira marítima entre as duas Coreias.

Pyongyang disse que os disparos foram uma resposta a exercícios militares conjuntos conduzidos por militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul também nesta sexta. E prometeu "respostas sem precedentes" ao que chamou de "provocação" de Washingotn.

A China, principal aliada da Coreia do Norte, pediu moderação e conclamou os dois lados a retomarem o diálogo.

Alerta

Os avisos de emergência foram direcionados para as ilhas de Yeonpyeong e Baengnyeong, que ficam próximas da linha demarcada. Juntas, as ilhas têm quase 7 mil habitantes.

Duas ordens de emergência foram emitidas à população de Yeonpyeong por volta das 12h e 12h30, pelo horário local (0h e 0h30, em Brasília).

“Anunciamos a evacuação depois de receber um telefonema de uma unidade militar dizendo que estava realizando um ataque marítimo na ilha de Yeongpyeong, pois havia uma situação de provocação norte-coreana”, disse uma autoridade à Yonhap.

A Coreia do Sul afirmou que os disparos desta sexta-feira elevam as tensões na região. Já a Coreia do Norte

"Este é um ato de provocação que intensifica a tensão e ameaça a paz na península coreana", disse um porta-voz das Forças Armadas da Coreia do Sul.

Após os disparos norte-coreanos, a Coreia do Sul conduziu um exercício militar em resposta.

As águas perto da Linha de Limite Norte já foram palco de vários confrontos entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

A demarcação foi elaborada no final da Guerra da Coreia, na década de 1950. Cerca de 20 anos depois, a Coreia do Norte começou a contestar a linha, exigindo uma fronteira mais ao sul.

Em 2010, a Coreia do Norte fez um ataque que atingiu Yeonpyeong, que fica próxima da linha. Dois militares sul-coreanos e dois civis morreram.

Já em 2014, as duas Coreias trocaram fogo de artilharia no mar, após projéteis norte-coreanos caírem em águas da Coreia do Sul. À época, moradores de Yeonpyeong foram levados para um abrigo.

Categoria:Destaques