Casos de Covid-19 crescem, mas prefeitura descarta fechar comércio

Casos de Covid-19 crescem, mas prefeitura descarta fechar comércio

A prefeitura de Eunápolis descartou a possibilidade de voltar a fechar o comércio como medida para frear o aumento da transmissão da Covid-19 na cidade.

O assunto ganhou forte repercussão nas redes sociais e entre os lojistas depois que o último boletim epidemiológico, divulgado quarta-feira (25), apontou uma ocupação máxima nos 20 leitos de UTI do Hospital da Covid-19.

"Não existe nenhum pensamento por parte do município em tomar esse tipo de medida. Até porque, quando reabrimos o comércio em 16 de junho, a gente tinha 250 casos ativos e média diária de 90 atendimentos no centro de testagem. Hoje, a gente está com apenas 114 casos ativos no município de Eunápolis e temos uma média diária no centro de testagem de 30 pacientes. Então, não existe, no momento, a gente cogitar e nem pensar em fechamento de comércio", reforçou o secretário municipal de Saúde, Jairo Júnior.

Ainda segundo o secretário de Saúde, não está claro se o município de Eunápolis atravessa uma segunda onda de contaminação por coronavírus, ou se o aumento do número de casos da doença é resultado das eleições, que provocaram muita aglomeração nas ruas.

"Hoje, a gente está com 100% de ocupação de leitos no Hospital de Atendimento Covid-19, mas isso ocorreu porque a gente atende toda a região. 50% da ocupação são de pacientes de outros municípios. Somente 14 pacientes no hospital de campanha são de Eunápolis. No total, nós temos 23 pacientes de Eunápolis internados: 14 no hospital de campanha e nove em hospital privado", afirmou Jairo.

Jairo também foi indagado pela reportagem sobre eventos culturais que têm provocado grandes aglomerações, com centenas de jovens em festas pela cidade, como ocorreu no último fim de semana.

"Agora, é a gente manter a questão da prevenção, do uso da máscara, álcool gel, tentar manter o distanciamento e pedir aos comerciantes para continuar mantendo as medidas de segurança", finalizou.

Categoria:TV e Cinema