Veja cinco dicas para desinchar

116
Por: BN

Foto:

Sabemos como é difícil resistir à comilança do Natal, e não tem nada de errado em se permitir e aproveitar a data para comer e beber o que mais se tem vontade. O problema vem depois, quando algumas pessoas sofrem com aquela sensação desconfortável de inchaço. Se você passa por isso, algumas dicas podem te ajudar a acabar com a retenção de líquidos entre as festas de final de ano. Veja algumas dicas da nutricionista clínica esportiva, Bruna Burti e também da nutricionista clínica funcional, Fernanda Granja, para acabar com essa sensação de inchaço.

1. Sinal vermelho no cardápio: a primeira coisa a se fazer, por mais difícil que seja é abrir mão de alguns alimentos. Nos períodos de pós festa, tire do cardápio frutas, açúcares e bebidas alcoólicas. De acordo com as nutricionistas, também devem ficar fora do seu cardápio alimentos industrializados, com altas quantidades de sódio, o trigo e o leite.

2. Aposte nos alimentos certos: assim como alguns alimentos aumentam a sensação de inchaço e devem ser evitados, outros podem ajudar a diminuir essa sensação, como o pepino, agrião, aspargo, tomate, berinjela, melancia, kiwi, abacaxi, morango e limão. Segundo Bruna, esses alimentos são diuréticos e ajudam a potencializar os efeitos nesse processo.

3. Água e chás: todo mundo já sabe que é essencial beber pelo menos 2 litros de água durante o dia. A água faz toda a diferença também do processo de desinchar e elimina toxinas. O chá também pode ser um grande aliado, aposte nos de hortelã, gengibre, cidreira, cavalinha e hibisco. “O chá de hibisco dá para tomar quente ou gelado. Eu aconselho fazer um dia antes e levar 1 litro geladinho para a praia. É gostoso e diurético”, aconselha Fernanda, ressaltando que é importante não consumir mais que essa quantidade.

4. O poder das fibras: uma alimentação rica em fibras ajuda a evitar prisão de ventre, consequentemente ajuda no processo de desinchar. “Inclua sementes em suas refeições, como a chia e linhaça para auxiliar a combater a constipação intestinal”, indica Bruna ao site da revista Glamour.

5. Exercício físico: depois da comilança, praticar exercício ajuda a suar, acelera o metabolismo e melhora a circulação. Aposte em uma atividade que lhe dê prazer, pode ser aeróbico, como corrida, natação e danças, ou musculação.