Bahia tem 150 municípios no novo mapa do Turismo brasileiro

60

 

Bahia tem 150 municípios no novo mapa do Turismo brasileiro

O Ministério do Turismo (MTur) anunciou o novo mapa turístico do País. Com a reconfiguração, a Bahia passou de 117 a 150 municípios com reconhecido potencial para a atividade turística. O Estado se configura como líder do Nordeste e detém quase 20% do total de 758 cidades turísticas da região.Importante instrumento de planejamento e alocação de recursos do MTur, o mapeamento fornece subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão, estruturação e promoção dos destinos. A partir deste ano, o mapa turístico será atualizado a cada biênio.

Turismo mapa
Bom Jesus da Lapa, no oeste, também registra grande fluxo de tusitas brasileiros e estrangeiros.
(Foto: Rita Barreto)

“A ampliação do número de municípios baianos no mapa deve-se ao trabalho de conscientização dos gestores em relação à importância da economia do turismo e à visão estratégica que alia atrativos naturais e culturais a produtos e serviços de qualidade para atração de visitantes para o Estado”, explica o secretário estadual do Turismo, José Alves. A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) foi parceira do MTur na mobilização dos municípios e, durante o primeiro semestre, realizou oficinas para discutir os parâmetros do novo mapeamento.

O extenso território baiano está dividido em 13 zonas turísticas, que agora, passam a agregar 150 cidades que tiveram seus desempenhos econômicos avaliados. Destas, 53 foram enquadradas nas categorias A, B e C, que indicam maior concentração do fluxo turístico nacional e internacional na Bahia, como Salvador, Cairu (baixo sul), Lençóis (Chapada Diamantina), Mata de São João (litoral norte), Bom Jesus da Lapa (oeste) e Juazeiro (norte). As demais figuram entre os destaques do turismo regional.

Fonte: Ascom/Secretaria do Turismo do Estado (Setur)