Porto Seguro: resultados positivos no primeiro semestre

69

Porto Seguro: resultados positivos no primeiro semestre


Terminadas as férias de julho e o destino de Porto Seguro pode comemorar os resultados da quantidade de turistas nacionais e, principalmente, internacionais, além do crescimento da arrecadação de impostos municipais.

Nos primeiros seis meses de 2017, comparados com o mesmo período de 2016, o município registrou um aumento de 92% no número de passageiros internacionais que desembarcaram no aeroporto, segundo a SINART, empresa que administra o local. É um dado significativo, sem contar os turistas estrangeiros que chegam ao destino por conexões oriundas de Belo Horizonte e São Paulo. Já no mês de julho, o crescimento do fluxo internacional chegou a 30% de crescimento esse ano na comparação com julho de 2016.

Os desembarques domésticos também apresentaram resultados positivos, de acordo com o levantamento. De janeiro a junho de 2017, Porto Seguro apresentou um crescimento de mais de 4 mil passageiros do que o mesmo período do ano anterior. Especificamente para o mês de julho, o destino recebeu 10% a mais de turistas no aeroporto do que no mesmo mês em 2016.

Economia

No aspecto da movimentação econômica, os dados também são bastante positivos. Somente no mês de julho, as agências de viagens do município tiveram um crescimento de 22% no faturamento. Já os meios de hospedagem registraram um faturamento 13% maior do que o mesmo período do ano passado. Esse cálculo leva em consideração aspectos como a movimentação de ISS no município.

O secretário de Cultura e Turismo, Richard Alves, apontou quais os fatores que interferiram diretamente para o aumento de turistas e, consequentemente, para a arrecadação fiscal. “Há dois anos e meio a atual gestão vem atuando fortemente para o incremento da atividade turística do município após a implementação do Direcionamento Estratégico do Turismo. A SECTUR, em parceria com o trade e instituições, vem desenvolvendo ações de desenvolvimento da atividade turística que, sem sombra de dúvidas, refletem nesses resultados positivos”, disse.

Secretaria de Cultura e Turismo

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro