A terça-feira, 24 de janeiro, foi um dia histórico para a Saúde em Porto Seguro. A prefeita Cláudia Oliveira entregou três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas localidades de Trancoso, Praça do Coelho e Campinho, todas dentro do padrão nacional exigido pelo SUS. Cerca de 30 mil pessoas serão diretamente beneficiadas com os serviços oferecidos pelas novas UBS. Foram investidos mais de R$ 1,7 milhão em recursos municipais, estaduais e federais.

“Seguimos investindo fortemente no setor de Saúde e hoje estamos entregando mais três importantes equipamentos, que se somam a outras grandes realizações da nossa gestão anterior, como a UPA de Arraial D’Ajuda, nova sede do SAMU, Lacen, Complexo Regulador, construção e reforma de postos de saúde, entre tantas outras. Agora já começamos 2017 com oito grandes obras em ritmo acelerado”, afirmou a prefeita.

https://www.facebook.com/claudiaoliveiraoficial/videos/1387257574681501/

Maior unidade do município

Trancoso recebeu a maior UBS do município levando-se em conta a estrutura. A inauguração contou com a presença da prefeita Cláudia Oliveira; do vice-prefeito e secretário de Finanças, Beto Nascimento (Beto Axé Moi); da secretária de Saúde, Edna Alves e outros secretários municipais, vereadores, membros das comunidades e ainda o empresário e publicitário Nizan Guanaes, que tem investimentos na região e fez questão de parabenizar a prefeita por “cuidar do povo de Trancoso como merece”.

Mais serviços e comodidade

À tarde, a prefeita Cláudia Oliveira, entregou mais dois novos postos de saúde nas comunidades da Praça do Coelho e do Campinho. Cláudia Oliveira ainda anunciou os próximos locais a serem contemplados com UBS: Orla Norte, Vila Valdete, Vila Parracho, Vila Vitória, Casas Novas, Fontana, Arraial d’Ajuda e Nova Caraíva. Ainda serão construídos o Centro de Zoonoses próximo ao semianel viário e a Policlínica.

Estrutura Padrão

Todas as três UBS entregues nesta terça têm estrutura padrão exigida pelo SUS, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, e possuem: consultórios médicos, salas de enfermagem, gabinetes odontológicos, setor de marcação de exames e consultas, farmácia, copa, área de depósito de materiais de limpeza, sanitários para o público e outros adaptados para pessoas com deficiência, além de várias salas, como a de espera, procedimentos, vacinas, acolhimento, curativos, de atividades coletivas/ ACS e a de esterilização.


Fonte/Reprodução: Bahia 40 Graus