Jean Paul Prates é aprovado, por unanimidade, para comandar a Petrobras

Jean Paul Prates é aprovado, por unanimidade, para comandar a Petrobras

Conselho de Administração da estatal aprovou o nome indicado pelo presidente Lula nesta quinta (26); Aloizio Mercadante também foi aprovado para a presidência do BNDES

Jean-Paul Prates, presidente da Petrobras no governo de Lula - Foto: Alessandro Dantas

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) teve o seu nome aprovado, por unanimidade, pelo Conselho de Administração da Petrobras para a presidência da empresa estatal. A votação ocorreu nesta quinta-feira (26).

A partir da oficialização do nome pela Assembleia de Acionistas, em abril, o governo Lula deverá atuar para a alteração do Conselho de Administração da estatal, que tem hoje a sua composição indicada pelo governo anterior.

Jean Paul Terra Prates tem 54 anos, é advogado, ex-senador, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em economia e gestão de petróleo, gás e motores pelo Instituto Francês do Petróleo e mestre em política energética e gestão ambiental pela Universidade da Pensilvânia.

Foi membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional S.A. (Braspetro), editor da revista Oil & Gas Journal Latinoamericana e diretor executivo da Expetro Consultoria em Recursos Naturais Ltda., maior consultoria de petróleo nacional durante os anos 1990 e 2000.

Como secretário de Energia do Rio Grande do Norte, Prates levou o estado à autossuficiência energética e à liderança nacional em geração eólica, além de ter consolidado uma refinaria e usinas termelétricas a gás e biomassa naquele estado e construído bases para os projetos de energia solar e eólica offshore (no mar).

É autor de importantes marcos legais envolvendo a transição energética e práticas sustentáveis, entre as quais a lei que regulamenta as atividades de captura e armazenamento de carbono e a lei da energia offshore. Também foi relator do Marco Legal das Ferrovias, das novas leis sobre a produção de biogás em aterros sanitários e da nova lei de mobilidade urbana sustentável.

Recentemente, Prates foi reconhecido como um dos três mais influentes nomes no setor de energia renovável no Brasil e uma das 50 personalidades mais importantes do setor energético mundial, pelas duas principais revistas internacionais especializadas em energia, a europeia Recharge e a norte-americana Windpower. Também foi eleito um dos 25 mais influentes nomes da indústria eólica mundial pela revista Windpower.

Da Redação, com Agência Brasil

Categoria:Destaques