Cotado para Fazenda, Haddad se reúne com Lula em Brasília

Por Guilherme Mazui, g1 — Brasília

 


Cotado para Fazenda, Haddad se reúne com Lula em Brasília
--:--/--:--

Cotado para Fazenda, Haddad se reúne com Lula em Brasília

Cotado para assumir o Ministério da Fazenda a partir do ano que vem, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad se reuniu nesta segunda-feira (5) em Brasília com o presidente eleito Lula (PT).

Ao chegar ao hotel onde Lula está hospedado, Haddad foi questionado se, na reunião, os dois iriam discutir assuntos econômicos.

"Estou tratando disso com ele", respondeu o ex-prefeito (veja no vídeo acima).

Haddad não havia deixado o hotel até a última atualização desta reportagem.

Lula desembarcou em Brasília neste domingo, e a agenda prevê uma série de reuniões para discutir a proposta conhecida como PEC da Transição e a formação do futuro governo.

O próprio presidente eleito já disse, porém, que só anuncia a equipe ministerial depois de ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — a cerimônia está marcada para o próximo dia 12.

O colunista do g1 Valdo Cruz informou que, além de Haddad estar cotado para a Fazenda, também estão cotadosMarina Silva (Meio Ambiente); Rui Costa (Casa Civil); e José Múcio Monteiro (Defesa).

Ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad chega a hotel onde Lula está hospedado em Brasília — Foto: Guilherme Mazui/g1

Ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad chega a hotel onde Lula está hospedado em Brasília — Foto: Guilherme Mazui/g1

Fernando Haddad

Um dos nomes mais próximos de Lula, Fernando Haddad comandou o Ministério da Educação quando Lula era presidente da República. Em 2012, no governo Dilma, deixou a pasta para disputar a prefeitura de São Paulo e foi eleito derrotando José Serra (PSDB). Em 2016, tentou a reeleição, mas perdeu para João Doria (à época no PSDB).

Em 2018, quando Lula estava preso, Haddad disputou a Presidência da República, chegou ao segundo turno, mas perdeu para Jair Bolsonaro (hoje no PL, à época no PSL).

Neste ano, Haddad disputou o governo de São Paulo, mas perdeu no segundo turno para Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), aliado de Bolsonaro.

Desde então, o ex-prefeito de São Paulo tem participado de reuniões com Lula e representado o presidente eleito em encontros com banqueiros e empresários.

Em um desses encontros, Haddad afirmou que, em 2023, o governo Lula dará "prioridade total" à reforma tributária.

"A determinação clara do presidente Lula é que nós possamos dar logo no início do próximo governo prioridade total à reforma tributária", disse Haddad na ocasião.

Categoria:Destaques