Coração e cérebro: Nova diretriz médica define pela 1ª vez que dormir mal é tão nocivo quanto fumar, entenda

Coração e cérebro: Nova diretriz médica define pela 1ª vez que dormir mal é tão nocivo quanto fumar, entenda

  1. De acordo com a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), 80% das doenças cardiovasculares são evitáveis. Isso porque a maioria dos riscos associados a esses problemas está ligada à dieta e estilo de vida. Agora, pela primeira vez, um sono de boa qualidade também faz parte destes fatores. A nova métrica recomenda que adultos devem dormir de 7 a 9 horas por noite o para uma saúde cardiovascular ideal. Para crianças, a quantidade varia de acordo com a idade.
Nesta quarta-feira, a AHA atualizou pela primeira vez em 12 anos o Life’s Simple 7, um conjunto de sete métricas, composta por comportamentos e fatores de risco para a saúde, que ajuda a avaliar a saúde do coração e do cérebro. A diretriz foi criada em 2010, quando a AHA estabeleceu a ambiciosa meta de reduzir a mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares em 20% até 2020.A boa notícia é que posteriormente ficou constatado que a saúde do cérebro e do coração estão intimamente relacionadas e, portanto, cuidar de uma, contribui para a outra e vice-versa.
A atualização da diretriz foi publicada na renomada revista Circulation e recebeu o nome de Life’s Essential 8, pois além dos sete fatores originais - tabagismo, alimentação, atividade física, nível de colesterol, glicose no sangue, índice de massa corpórea (IMC) e pressão arterial -, passou a incluir o sono.
“A nova métrica da duração do sono reflete as últimas descobertas da ciência: o sono afeta a saúde geral e as pessoas que têm padrões de sono mais saudáveis ​​gerenciam fatores de saúde como peso, pressão arterial ou risco de diabetes tipo 2 de forma mais eficaz”, disse o cardiologista Donald. M. Lloyd-Jones, presidente da Associação Americana do Coração, em comunicado.
Estudos mostram que a curta duração ou má qualidade do sono está associada à pressão alta, colesterol elevado e aterosclerose. Além disso, dormir pouco frequentemente aumenta a probabilidade de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC.
  1. Além de incluir a qualidade de sono, o documento conta com outras atualizações: os critérios poderão ser aplicados desde a infância, a partir dos dois anos de idade; a exposição ao fumo passivo e ao vapor gerado pelo cigarro eletrônico passaram a ser considerados como fator de risco, não apenas o tabagismo; o colesterol não-HDL (o famoso "colesterol ruim) deverá ser usado no lugar do colesterol total para medir os lipídios no sangue; e a hemoglobina A1c deverá ser medida como parte da avaliação do nível de glicose no sangue.
  1. Em comunicado, a AHA afirma que as atualizações foram motivadas por novas descobertas na saúde do coração e do cérebro, baseadas em milhares de estudos publicados na última década. Lloyd-Jones explicou que algumas das métricas anteriores, como dieta, não eram tão sensíveis às diferenças entre as pessoas às mudanças que ocorrem naturalmente ao longo da vida.
  1. “Achamos que era o momento certo para realizar uma revisão abrangente das pesquisas mais recentes para refinar as métricas existentes e considerar quaisquer novas métricas que agreguem valor à avaliação da saúde cardiovascular para todas as pessoas”, ressaltou o presidente da AHA.
  1. As doenças cardiovasculares são a causa número um de morte no Brasil e mundo. De acordo dados da última edição da pesquisa Vigitel, realizada pelo Ministério da Saúde, 26,3% da população brasileira tem pressão alta; 22,4%milhões têm obesidade, 9,1% têm diabetes tipo 2 e apenas 3 em cada 10 adultos relataram praticar a quantidade de atividade física recomendada pelo Ministério da Saúde.
  1. Cada um dos oito fatores de risco avaliados pelo Life’s Essential 8 possui um sistema de pontuação que varia de 0 a 100 pontos. A pontuação geral de saúde cardiovascular é a média das pontuações para cada uma das medidas. Escores gerais abaixo de 50 indicam saúde cardiovascular “ruim”; entre 50 e 79, “moderada” e acima de 80; boa.
  1. Veja abaixo como promover a saúde do coração, com base nas novas recomendações Life's Essential 8:
  1. Durma bem
  1. Uma boa noite de sono é fundamental para a nossa saúde física e mental. Dormir a bem ajuda na cura e restauração de células, tecidos e vasos sanguíneos. Já está mais do que comprovado que uma boa noite de sono melhora a função cerebral, a criatividade , a produtividade, o humor e a energia. Deixa os reflexos mais rápidos, o sistema imunológico mais forte, aumenta a capacidade de construir músculos e possibilita o crescimento e desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
  1. Por outro lado, dormir mal ou pouco aumenta a probabilidade de pressão alta; altos níveis de açúcar no sangue , colesterol alto, infecções e obesidadede, o que aumenta o risco de declínio cognitivo e demência, incluindo Alzheimer; doenças cardiovasculares, depressão e diabetes.
  1. O tempo ideal de sono varia de acordo com a idade. Adultos devem dormir de 7 a 9 horas diárias. Para crianças de até 5 anos, o tempo ideal de sono é 10 a 16 horas por dia; crianças de 6 a 12 anos precisam dormir de 9 a 12 horas; e adolescentes de 13 a 18 anos, devem ter entre entre 8 e 10 horas de sono por noite.
  1. O alto custo de um sono ruim para a saúde: dormir pouco, ou mal, traz inúmeros prejuízos para a saúde física e mental
  1. Alimente-se bem
  1. Uma dieta saudável é uma das suas melhores armas para combater as doenças cardiovasculares. Isso inclui muitos legumes, frutas, grãos integrais, feijões, legumes, nozes, proteínas vegetais, proteínas animais magras, aves sem pele e peixes. Por outro lado, é recomendado limitar o consumo de bebidas açucaradas, sódio, carnes processadas, carboidratos refinados, grãos processados, laticínios integrais, ovos, alimentos altamente processados e óleos tropicais como coco e palma. Já as gordura trans e as frituras devem ser evitadas.
  1. Movimente-se
  1. A atividade física diária aumenta a longevidade e a qualidade de vida.Adultos devem praticar no mínimo 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos exercícios vigorosos por semana; já para as crianças a partir de seis anos, essa meta sobe para pelo menos 420 minutos semanais.
  1. Exposição à nicotina
  1. O tabagismo foi substituído por "exposição à nicotina", visto que ficou constatado que não é a apenas o ato de fumar que prejudica a saúde, mas também a exposição ao fumo passivo por crianças e adultos. Além disso, a nova diretriz passa a incluir o uso e a exposição ao vapor gerado pelos cigarros eletrônicos e não apenas pelos tradicionais.
  1. Índice de Massa Corporal (IMC)
  1. A AHA reconhece que o IMC é uma medida imperfeita, mas como ela é facilmente calculada e está amplamente disponível, a associação continua a utiliza-lo para como um indicador de categorias de peso que podem levar a problemas de saúde. Um IMC entre 18,5 e 24,9, que é considerado saudável, está associado aos mais altos níveis de saúde cardiovascular. Para as demais categorias, o risco pode variar de acordo com origem racial, étnica ou ascendência.
  1. Controle o colesterol
  1. O colesterol alto contribui para a formação de placas, que podem obstruir as artérias e levar a doenças cardíacas e derrames. Quando você controla seu colesterol, você está dando às suas artérias a melhor chance de permanecerem livres de bloqueios.
  1. Em vez do colesterol total, a AHA passa a recomendar o monitoramento do colesterol não HDL, conhecido como "colesterol ruim". Como esse colesterol pode ser medido sem jejum prévio, a mudança aumenta a possibilidade de realizar o exame e de monitorar esse fator de risco em um número maior de pessoas.
  1. Reduza o açúcar no sangue
  1. A maioria dos alimentos que ingerimos é transformada em glicose (ou açúcar no sangue) que nosso corpo usa para obter energia. Com o tempo, altos níveis de açúcar no sangue podem danificar seu coração, rins, olhos e nervos.
  1. Na nova recomendação, a AHA incluiu a medição dos níveus de hemolobina A1c, chave para avaliar o risco de diabetes tipo 2, pois reflete melhor o controle glicêmico a longo prazo.
  1. Gerencie a pressão arterial
  1. A hipertensão arterial é um importante fator de risco para doenças cardíacas e AVCs. Quando essa medida permanece dentro da faixa considerada saudável, há redução da pressão sobre o coração, artérias e rins, o que significa uma saúde saudável por mais tempo. O ideal é manter a pressão arterial em níveis inferiores a 120/80 mm Hg.
  1. Dicas para uma boa noite de sono
  1. Passamos um terço da nossa vida dormindo, mesmo assim, conforme envelhecemos, fica cada vez mais difícil pegar no sono. A vida moderna, com muito stress e distrações contribui para isso. Por isso, praticar uma boa higiene do sono é fundamental.
  1. Confira abaixo algumas dicas para planejar sua rotina e ter um sono restaurador.

      1. Gaste 15 minutos para se preparar para o dia seguinte; uma mente inquieta dificulta a indução do sono;
      1. Medite, pratique exercícios de respiração ou escreva em um diário para se acalmar e liberar todo o stress do dia;
      1. Evite telas antes de dormir; seja da TV, do computador, do tablet ou do celular. Se for realizar alguma atividade, prefira um livro.;
      1. Durante o dia é recomendado manter horário regular da alimentação, praticar atividade física;
      1. Evitar o excesso de cafeina, nicotina e bebidas alcoólicas no final do dia

Categoria:Destaques