Eunápolis - Pacientes psiquiátricos reclamam da falta de médicos e de remédios

Pacientes psiquiátricos reclamam da falta de médicos e de remédios

Na manhã desta segunda, 100 pessoas aguardavam na fila, mas apenas 15 foram atendidas


Pacientes com transtornos psicológicos, que precisam recorrer ao Centro Especializado em Saúde Mental (CESM), na cidade de Eunápolis, reclamam de médicos suficientes para fazer o atendimento e da escassez de medicamentos. Na manhã desta segunda-feira (1°), havia cerca de 100 pessoas aguardavam na fila, mas apenas 15 foram atendidas.

Alguns usuários do CESM – localizado no bairro Santa Lúcia -, declararam à reportagem do RADAR 64 que o número de fichas de atendimento distribuídas é insuficiente para atender a demanda. “Cheguei aqui às 6h30 e fui embora sem atendimento. Teve gente que chegou 5h30 e também não foi atendida”, informou uma dona de casa de 38 anos, que disse ainda que as fichas só são distribuídas uma vez por semana.

Ela reclamou que a falta medicamentos e consulta com o médico psiquiatra pode levar à piora do quadro de saúde mental. “Eu sou diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizado e tomo medicamentos para dormir e para controlar a ansiedade. A falta de remédios me prejudica muito, pois só são liberados com a receita do psiquiatra e eu posso ter uma crise. Meu caso pode piorar e posso até vir a ter depressão”, lamentou.

A dona de casa frisou que até dezembro do ano passado eram distribuídas de 20 a 25 fichas por semana e que havia dois médicos para atender os pacientes. Atualmente, segundo ela, só há um psiquiatra e 15 fichas disponibilizadas.

A reportagem  entrou em contato com a secretária de Saúde, Anara Sartório, que informou que já está apurando a situação para tomar as medidas cabíveis.

FONTE RADAR64

Categoria:Destaques