Comunidade do Colonial se mobiliza para investigar mortes de gatos

A morte de pelo menos três gatos em uma única rua do bairro Colonial, em Eunápolis, deixou um grupo de moradores revoltado. Eles suspeitam que os felinos tenham sido envenenados. 

Indignada com a crueldade, a comunidade pretende levar caso à Polícia Ambiental, registrar queixa na Polícia Civil ou procurar o Ministério Público para denunciar os crimes de maus-tratos.

"Eles não têm nenhum ferimento causado por atropelamento, por exemplo. Não temos certeza se foi chumbinho, mas estamos fazendo um alerta porque usar chumbinho também é crime. Não conseguimos identificar se os gatos possuem donos ou não”, relatou a gerente administrativa comercial, Alexsandra Noronha.

“A gente se sente assustada e preocupada, porque quem tem um animalzinho desses em casa, sabe o quanto ele é companheiro, o quanto ele é amigo. Então, a gente fica preocupada, fica ansiosa, porque o gato é muito independente, mesmo que seja mansinho, seja da casa, ele gosta de passear”, frisou a professora Ieda Sampaio.

Cachorros e gatos estão resguardados pela Lei nº 14.064/2020, que aumenta a pena do crime de maus-tratos contra cães e gatos, sancionada em setembro pelo presidente Jair Bolsonaro.

Advogada Mariana Magalhães: "Cachorros e gatos estão resguardados por lei"


“Com a lei, houve uma qualificação em relação aos crimes ambientais contra cães e gatos. Então, a pena passou para 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda dos animais. Antes, quem cometesse o crime não poderia ser preso em flagrante, hoje já pode. Antes, o delegado poderia arbitrar fiança, agora somente o juiz pode arbitrar fiança”, informou a advogada  Mariana Magalhães.

Os organizações de proteção aos animais alertam que os casos de maus-tratos contra os animais são bem mais comuns do que se pensam. As ONGs reforçam a importância de a população fazer a denúncia formal destes crimes.

Categoria:Destaques