RIO PARAGUAI EM TRECHO NO PANTANAL VIRA CORREDOR COM FOGO E FUMAÇA NAS MARGENS

RIO PARAGUAI EM TRECHO NO PANTANAL VIRA CORREDOR COM FOGO E FUMAÇA NAS MARGENS

Cáceres está cercada por fogo. Situado às margens do Rio Paraguai, o município tem sido atingido por todos os lados pelas chamas que queimam o Pantanal matogrossense há mais um mês. As labaredas já se aproximam da zona urbana, resultam em uma densa fumaça cinza que envolve a cidade, consomem a vegetação típica do bioma nas duas bordas do rio e provocaram a morte de uma pessoa.  Desde o começo do ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 1.653 focos de incêndio em Cáceres, o décimo município do país com maior número de queimadas. Apenas nas duas primeiras semanas de setembro a quantidade de registros feitos pelo órgão federal chegou a 673. O governo de Mato Grosso decretou na segunda-feira (14) situação de emergência em todo o estado por causa dos incêndios florestais. A medida vale por 90 dias.Na última sexta-feira (11), um grupo de pescadores viu de perto a destruição provocada pelos incêndios. A equipe de pesca esportiva transitava em três barcos pelo Rio Paraguai em um local conhecido como Baía das Éguas, entre Cáceres e a Estação Ecológica de Taiamã, quando foi rodeada pela fumaça.  

O pescador Leandresson Rios, de 22 anos, relatou que tinha tanta fumaça que era impossível enxergar o que havia a poucos metros à frente. Com receio de prosseguir, o grupo que estava em seu barco resolveu retroceder. Eles voltaram para uma área mais distante da fumaça e tentaram comunicação via rádio com demais pescadores.

Depois de tomar um pouco de ar, o grupo que estava no mesmo barco de Leandresson resolveu molhar os trajes de pesca na água do rio e subir novamente na embarcação. Eles atravessaram a nuvem de cinzas com a canoa no máximo de aceleração.  

A fumaça no município de Cáceres Foto: Divulgação/Prefeitura
A fumaça no município de Cáceres Foto: Divulgação/Prefeitura
Categoria:Destaques