Expedição para mapear a presença das baleias jubarte passa por Porto Seguro

Expedição para mapear a presença das baleias jubarte passa por Porto Seguro

O Instituto Baleia Jubarte realiza uma expedição que vai mapear a presença das baleias jubarte no litoral do Brasil durante a pandemia. Porto Seguro é uma das cidades que vai receber a jornada marítima.

“Começamos a expedição, oficialmente há uns quatro, cinco dias vindo de Praia do Forte aqui para Salvador. A ideia é sair para Morro de São Paulo, Itacaré, Porto Seguro, Abrolhos, Caravelas e depois vamos até Vitória. A ideia monitorar, fazer o nosso trabalho normal de pesquisa e monitoramento das baleias e saber se ocorreu alguma mudança por causa da pandemia [da Covid-19], revela Enrico Marcovaldi, o chefe da expedição.

Marcovaldi conta que o objetivo da expedição é monitorar a ocorrência das baleias de Praia do Forte, no litoral norte baiano, até Vitória, no Espírito Santo.

“Pode-se dizer que a gente vai fazer o diagnóstico, se teve algum comportamento, alguma mudança de comportamento por causa da pandemia. É muito cedo para saber e nessa viagem nós vamos saber além dos comportamentos das baleias, vamos documentar como cada comunidade dessa está se comportando com a pandemia, como foram afetados nossos companheiros pousadeiros, os nossos companheiros que fazem o turismo de observação de baleias. Então cada cidade dessa possui uma característica diferente a qual a gente vai querer documentar isso também”, explica.


Categoria:Destaques