Gavião que caiu de carro na BR-101 é reabilitado e solto na mata

Um vídeo com a soltura foi divulgado nas redes sociais pelo gerente do Ibama Uma ave da espécie gavião-pato foi devolvida à natureza depois de quase um mês em reabilitação. O local da soltura foi uma área de Mata Atlântica, no município de Porto Seguro.


O animal foi encontrado em 17 de julho na BR-101, próximo ao Pesque-Pague, em Eunápolis, muito machucado.

A ave caiu de um carro em movimento. Uma pessoa que passava pelo local resgatou o gavião e o entregou na unidade do Ibama.

O gavião-pato foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Porto Seguro, onde ficou até se recuperar.



Um vídeo com a soltura do gavião-pato foi divulgado nas redes sociais pelo gerente do Ibama, Henrique Jabur e causou comoção nos seguidores.

CARACTERÍSTICAS - Segundo o site WikiAves, o gavião-pato mede de 51 a 61 centímetros, com envergadura de até 117 cm, e pesa entre 700 e 800 gramas. Apresenta plumagem branca na cabeça, nuca, região superior do dorso e as asas são cinza escuro. No alto da cabeça há um diminuto topete preto em forma de coroa. Esta espécie apresenta ainda uma máscara preta que contrasta e destaca a íris amarela, enquanto os tarsos são completamente emplumados.

A espécie captura, principalmente, aves como tucanos, papagaios, periquitos, baitacas e urus. Também se alimenta de répteis, anfíbios e mamíferos pequenos.

Categoria:Destaques