Inicio Destaque Pesquisa revela quais apps detonam com a vida útil do seu celular...

Pesquisa revela quais apps detonam com a vida útil do seu celular Android

57

Pesquisa revela quais apps detonam com a vida útil do seu celular Android

 

O problema da autonomia dos celulares é tão grande hoje em dia – e incomoda tantas pessoas – que algumas empresas resolveram conferir o faz com que bateria, armazenamento e até plano de dados desses gadgets sejam drenados tão rapidamente. Um exemplo disso é um estudo da Avast que mostra quais são os apps que têm a capacidade de sugar a energia vital do seu smartphone Android antes mesmo que você se dê conta disso.

Com base no Relatório Trimestral Avast de Tendências e Desempenho dos Aplicativos Android, a companhia de segurança digital avaliou o desempenho dos apps para a plataforma mobile da Google do primeiro trimestre de 2017. O resultado dessa pesquisa detalhada – que avaliou dados de mais de 3 milhões de usuários da plataforma mobile da Google – foi a identificação dos 20 programas considerados os mais exigentes para o seu aparelho.

A própria Gigante das Buscas é uma das que mais se destaca nesse sentido, ostentando nada menos que oito apps na listagem compilada pela Avast. Desses itens, três deles só surgiram no ranking no último trimestre: Google Docs, Google Play Music e Google Talkback. Uma de suas principais parceiras/concorrentes não fica atrás na tarefa de aniquilar a vida útil do seu telefone. Afinal, a Samsung tem sete de seus softwares proprietários aparecendo nas tabelas.

De acordo com a Avast, o fato de muitos dos aplicativos da dupla virem instalados de fábrica em uma infinidade de dispositivos – muitos deles bastante populares – ajuda a fazer com que ambas figurem múltiplas vezes nessa lista nada honrada. Você sente uma degradação mais acentuada nos equipamentos da Samsung em relação às outras marcas?

O outro lado da moeda

Enquanto alguns apps são marcados com um “X” na listinha de alunos ruins, outros recebem a estrelinha de reconhecimento da Avast. Isso porque a empresa fica de olho nos programas que são aperfeiçoados ao longo do tempo para deixar o ranking do “sugadores”. Neste trimestre o posto é dividido por três pesos-pesados que fazem parte da vida de qualquer millennial que se preze: SnapchatFacebook e Spotify.

Essas empresas fizeram um esforço para melhorar o desempenho de seus produtos

Segundo o relatório, essas empresas fizeram um esforço coordenado neste trimestre para melhorar o desempenho de seus produtos e deixar de ocupar três das quatro principais posições dos aplicativos de drenagem de desempenho – sejam eles executados por usuários ou logo na inicialização do aparelho. A Musical.ly também merece uma menção honrosa depois de escapar das listas que avaliar o impacto dos apps no armazenamento.

“Para muitos de nós, os smartphones são o principal dispositivo em nossas vidas diárias. Saber quais dos nossos aplicativos favoritos são os que mais prejudicam a vida útil da bateria, o uso de dados e o armazenamento é importante para que possamos gerenciar qualquer coisa que usemos regularmente em nossos telefones”, afirma Gagan Singh, SVP e GM Mobile Business da Avast. O executivo analisa que isso é ainda mais importante quando consideramos que os celulares mais acessíveis ainda ficam a dever em todas essas áreas.

Claro que, como não poderia deixar de ser, a companhia oferece alguns de seus produtos como aliados poderosos na hora de deixar seu smartphone nos trinques. Ela indica o AVG Cleaner, por exemplo, como um software feito na medida para essa tarefa, mas você pode conferir esse e outros limpadores da sua preferência neste link do Baixaki.