Samu Regional de Eunápolis capacita novos profissionais para serviço pré-hospitalar

346

Novos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) participam do curso introdutório de atendimento pré-hospitalar aberto nesta segunda-feira (08/05) no auditório da Base. O momento de acolhimento contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Stela Reis, que na ocasião representou o prefeito Robério Oliveira.

Estão participando 20 novos profissionais das cidades de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Guaratinga e Itabela. O curso tem o objetivo de capacitar os servidores para que possam prestar um atendimento qualificado e padronizado aos pacientes que necessitem do SAMU 192, nas cidades que tenham bases descentralizadas do serviço.

Segundo o coordenador do SAMU Regional de Eunápolis, Wilkerson Araújo “a capacitação permite que os novos servidores tenham uma ampla visão do serviço”. Além desse curso introdutório, os profissionais do SAMU 192 recebem treinamentos constantes. Concluiu o enfermeiro Wilkerson Araújo.

TIPOS DE ATENDIMENTO

O Curso introdutório atende à portaria 2048, de 2002, do MS e é ministrado sob a responsabilidade da secretaria municipal de Saúde, por intermédio do SAMU REGIONAL EUNÁPOLIS, e do Núcleo de Educação Permanente, coordenado pela enfermeira Clarissa Moinhos.

As aulas estão sendo ministradas por médicos e enfermeiros do serviço, bem como colaboradores do corpo de bombeiros, com duração aproximada de 40 dias, sendo divido em quatro etapas eliminatórias: entrevistas; aulas teóricas; estações práticas de imobilizações; e prática supervisionada em rua.

“As cenas do atendimento sempre variam. Nosso objetivo é fazer com os profissionais conheçam um pouco mais do serviço e saibam quais os principais tipos de atendimento que vão encontrar”, destacou o coordenador médico do SAMU 192 REGIONAL EUNÁPOLIS, Carlos Sarquis, que também ministra alguns componentes do curso introdutório.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Por Ascom/Saúde