Oficinas e painéis revelam experiências exitosas de saúde do Norte e Nordeste

82

O segundo dia do 5º Congresso de Secretarias Municipais da Saúde iniciou com muito trabalho nas dependências do Centro de Convenções, em Porto Seguro, reunindo gestores, coordenadores e técnicos.

A programação incluiu palestras sobre experiências exitosas nos Sus do Norte e Nordeste; mesas redondas para ampliação de debates sobre estratégias para implementação do Sus e os consócios de saúde.

Eixos de trabalho

Salas temáticas voltadas a três eixos: Conselho Regional de Farmácia; rede de assistência ao AVC levando em conta a modelagem dos centros especializados do acidente vascular, bem como referências às políticas públicas de prevenção à amputação envolveram os participantes em um novo olhar para estes assuntos. Neste sentindo, trataram das articulações políticas e organização de rede cooperativa, cenário municipal, protagonismo da atenção básica, sendo concluídas com menção de iniciativas assistenciais de sucesso.

Ações integradas

Os trabalhos contemplaram dois painéis em que o impacto das ações integradas de vigilância à saúde e atenção básica foram amplamente discutidos. Outra apresentação importante foi a respeito dos resultados visíveis nos trabalhos feitos neste segmento nos 2.243 municípios das duas regiões. A programação do dia foi encerrada de forma criativa com a realização do “Acarajé com Ideias”, tendo foco nos resultados do Programa Mais Médicos.

Acompanhando esta pauta técnica, a secretária de Saúde, Edna Alves, considera as orientações importantes para o protagonismo municipal. “Este momento oportuniza à nossa equipe, em conjunto com colegas do Norte e Nordeste, assimilar novos conhecimentos para implantar na rotina diária dos serviços oferecidos à comunidade, bem como, integração de novas práticas e perspectivas quanto ao gerenciamento do Sus”, avalia.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Secretaria Municipal de Saúde / Ascom – Prefeitura de Porto Seguro