O secretário de cultura e turismo de Porto Seguro, Richard Alves, anunciou hoje, durante a feira WTM-LA 2017, as novidades que chegarão ao destino durante este mês. Este ano, a cidade baiana firmará acordo histórico para fortalecer o turismo local, recebendo uma programação especial com a semana de aniversário do Brasil, e eventos durante todo o mês de abril. Para viabilizar todo o processo, um investimento mensal da hotelaria entra em prática e deverá melhorar a promoção do destino nos mercados nacionais e internacionais.

A proposta veio de maneira formal pela ABIH Regional Extremo Sul da Bahia, pelo presidente Wilson Spagnol, que a apresentou para o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo no último dia 22, com aprovação unânime.

Com uma agenda de atividades, festividades e eventos em comemoração do aniversário, no dia 22 de abril, a ideia é ampliar o conceito do orgulho brasileiro e do descobrimento do Brasil. Traduzindo o espírito, X, que estava também anunciando a novidade, ressaltou: “Queremos pintar a cidade de verde a amarelo, valorizar o nosso aniversário que é uma data tão importante”.

A principal semana de Porto Seguro, que reunirá as mais diversas novidades, acontecerá a partir de 19 de abril. Nos quatro primeiros dias, acontecerão os Jogos Pataxó, uma espécie de olimpíadas da comunidade indígena regional – não por coincidência, no primeiro dia (19) é comemorado o dia do índio. Já entre os dias 20 e 22, acontecerá o Festival Cultural do Descobrimento, que reunirá música, artes, teatro e outras atrações na cidade histórica, como a orquestra regional da Costa, apresentada por mais de cem jovens. Outros eventos serão a missa do dia 22 e a meia maratona, no dia 23.

A parceria dos setores público e privado, como ressaltou Richard, é essencial para a captação de recursos. Mais de 3 mil unidades habitacionais, de acordo com os contratos firmados, deverão contribuir mensalmente com a prefeitura de Porto Seguro, em uma Contribuição Voluntária para Turismo Sustentável (CVTS). Esta, por sua vez, terá um plano de estruturação de gastos que serão direcionados para o publico final: uma central de relacionamento do turista 24h deverá ser implementada, com centro de informações e oferecendo novos produtos turísticos e roteiros, tudo com base nos atrativos naturais, culvolunturais e históricos, e investimentos na infraestrutura, incluindo a comunidade no turismo e com sustentabilidade.

O direcionamento estratégico da secretaria e do conselho são uma aposta que já anima Richard em relação às perspectivas do próximo ano.


Fonte/Reprodução: Mercado e Eventos