Depois das chuvas, água volta a encher Rio Campinho em Prado

176

Com a volta das chuvas nos últimos dias o nível do Rio Campinho onde a Embasa capta água para tratamento e distribuição volta a carga cheia.

DCIM103MEDIADJI_0009.JPGO rio do Campinho estava em seu nível alarmante, seco, obrigando a empresa de abastecimento capta água no Rio Jucuruçu, próximo ao nível do mar. A água do rio em certos horários do dia, devido a maré alta acaba ficando salgada e imprópria para o consumo humano, obrigando a embasa a funcionar em horários de maré baixa.

DCIM103MEDIADJI_0008.JPGA informação obtida com o Coordenador de Operações da Estação de Tratamento de Água de Prado, Moabe Alves, e que a Embasa hoje pode trabalhar com a captação de água nos dois locais, sendo no Rio Campinho ou Rio Jucuruçu. Moabe ainda explicou o motivo do barramento da água no Campinho, “Se não realizar o barramento naquela região, o fluxo de água tende a correr em direção do Rio Jucuruçu, dificultando a captação de água para o abastecimento”, concluiu o mesmo.

DCIM103MEDIADJI_0015.JPGSegundo ainda, Moabe passou segurança que a cidade de Prado hoje não sofre com a possibilidade de racionamento de água, devido a uma somatória de ações, entre elas a da Secretaria de Meio Ambiente que esteve em fazendas da região realizando a abertura de barragens construídas as margens do rio.

Outra ação importante tomada pela Secretaria de Meio Ambiente e a Embasa foi a conscientização dos alunos das escolas do município pela importância de economizar água, evitando a utilização indevida, tudo gasto em excesso um dia faz falta.


Fonte/Reprodução: Prado Online