Projeto Memórias, de César Menotti & Fabiano, vira DVD

138

Dupla que está na história da música brasileira por ser uma das precursoras do chamado sertanejo universitário, César Menotti & Fabiano está prestes a completar 15 anos de carreira. A história de sucesso dos irmãos começou com o lançamento do disco Palavras de amor (2004), que praticamente inaugurou o movimento que aproximou os jovens do gênero, por conta das músicas com batidas mais aceleradas e letras descompromissadas.

Mas César Menotti & Fabiano desde sempre beberam nas nobres fontes da música rural. Por isso, em 2014 surpreenderam com a criação de Memórias, projeto vanguardista que relembra e homenageia grandes clássicos do gênero. Agora, já consagrada, a dupla inicia 2017 com um novo trabalho, que certamente incrementará sua rica discografia, o DVD Memórias.

A gravação do produto aconteceu dois anos depois do lançamento do CD duplo Memórias – Anos 80 e 90, que obteve grande repercussão e por isso ganhou até um registro ao vivo, em vídeo, em 2015. Considerado uma espécie de volume dois do projeto supracitado, o novo DVD traz como diferencial o fato da dupla ter optado por não se limitar a uma década ou período específico, regravando assim canções de diferentes épocas, que marcaram suas vidas.

Até por isso, o grande atrativo do novo DVD é o repertório. Além de reunir sucessos já regravados anteriormente por outros artistas, como Castelo de amor (original de Trio Parada Dura) e Fogão de lenha (Chitãozinho & Xororó), o projeto também conta com canções que nunca foram regravadas, mas que há anos mereciam uma releitura. “Separamos as faixas em dois lados: A e B. De um lado, temos canções de grande sucesso, já regravadas; do outro, faixas que não estouraram, mas que são muito boas”, explica Fabiano. “Qualquer pessoa que for falar de música sertaneja precisa entender que o gênero tem um repertório muito rico e vasto. Nós sabíamos disso, então fizemos tudo com muito cuidado. Foi um processo lento e minucioso, principalmente porque tínhamos que selecionar as músicas mais representativas para nossa trajetória”, completa o cantor.

Outro diferencial são as participações especiais: são nove ao todo. Nomes já consagrados da música sertaneja, como Zezé Di Camargo & Luciano, Roberta Miranda, Milionário & Marciano, Bruno & Marrone e Rionegro & Solimões se uniram a novos representates do gênero, como Luan Santana, Maiara & Maraísa, Zé Neto & Cristiano e Fernando & Sorocaba. “Trouxemos artistas de várias épocas e essa é uma das coisas mais legais do DVD. Fazer um trabalho como esse, que reúne as canções que nos formaram como artistas, é algo mais que emocionante. Imagine fazer isso com os nossos ídolos e amigos no palco”, conta Fabiano.

Sob produção de Gabriel Jacob, Memórias foi gravado nos dias 29 e 30 de novembro no Villa Country em São Paulo e conta com 22 regravações, mais o registro de Última cerveja, faixa composta por César Menotti que foi incluída no disco acústico Moda de viola (2006). O álbum traz ainda duas músicas inéditas – Na hora errada e Crença ou religião. “Vamos divulgar o DVD ao longo de 2017 e, em paralelo, trabalhar essas duas faixas. A ideia é preparar o público para o que virá a seguir, um novo projeto de inéditas, que sairá até o final do ano”, revela Fabiano. O lançamento oficial de Memórias está previsto para o primeiro trimestre.


Fonte/Reprodução: Portal Sucesso