Brasil é maior fabricante de vacina contra a Febre Amarela

220

O surto de Febre Amarela em Minas Gerais e outros casos isolados em estados brasileiros preocupa o Ministério da Saúde. Por enquanto, os casos confirmados da doença são versões do vírus silvestre, transmitida por mosquitos de florestas que picam macacos e seres humanos nas áreas rurais ou de matas. Se não for contida, a doença pode chegar às áreas urbanas. Nesse caso, o mesmo mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, ao picar uma pessoa com febre amarela, também pode passar a transmitir mais esta doença. A principal forma de prevenção é a vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.

O Brasil é o maior fabricante mundial de vacinas contra a febre amarela. A vacina é produzida pela Bio-Manguinhos, unidade da FIOCRUZ, no Rio de Janeiro. Especialista na produção de produtos biológicos e Vice-Diretor de Produção de Bio-Manquinhos, Antônio Barbosa fala sobre os estoques da vacina no caso da possibilidade de aumento da demanda:

A vacina contra a Febre Amarela pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde e protege a pessoa vacinada por 10 anos.

Outras informações estão no site do Ministério da Saúde: saude.gov.br


Reportagem: Rosana Ferreira / site.agenciadoradio