8 sintomas de problemas de tireoide em mulheres

281

A tireoide está por trás do ritmo do coração, ela dá um empurrão na função de importantes órgãos como o cérebro, o fígado e os rins, no trânsito intestinal, aumenta a disposição e atua no desenvolvimento dos bebês na gravidez. É uma glândula, com o formato de uma borboleta, que produz os hormônios T3 e T4 , combustíveis que botam nosso corpo para funcionar a todo vapor. Está localizada na parte inferior do pescoço, na base da cartilagem tireoide, abaixo da proeminência popularmente conhecida como pomo de adão ou gogó.

Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.

8 sintomas de disfunção da tireoide

– Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar. Em crianças, inclusive, o crescimento pode ficar comprometido.

– Quando o coração dispara, a pessoa fica agitada, fala demais, ou gesticula muito, pode ter hipertireoidismo.

– Se o intestino não funciona corretamente, e normalmente você sofre com prisão de ventre, pode ter hipotireoidismo.

– No caso de hipertireoidismo, que geralmente causa emagrecimento, o intestino solta.

problema disfuncao da tireoide 2
THINKSTOCK 

– Diminuição da memória, cansaço excessivo, sonolência e até depressão são sintomas do hipotireoidismo.

– Dores musculares e articulares, aumento dos níveis de colesterol no sangue também são sintomas de hipotireoidismo.

– Quem tem tremores e dorme pouco, sente-se com muita energia, embora não descase o suficiente e esteja sempre cansada, também apresenta sintomas de hipertireoidismo.

– Reconhecimento de nódulo na tireoide. Se identificado o nódulo, o endocrinologista deve solicitar uma série de exames complementares para confirmar ou descartar a presença de câncer. Por isso, a palpação da glândula é de fundamental importância.


Fonte/Reprodução: vix.com