5 substituições espertas na alimentação do seu filho para deixá-la mais saudável

130

No início deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados preocupantes sobre a obesidade infantil. Segundo a organização internacional, pelo menos 41 milhões de crianças com menos de cinco anos são obesas ou estão acima do peso no mundo todo. Para os especialistas, a alimentação pouco saudável é a principal motivadora desse cenário.

Quando o assunto é alimentação, quem é mãe sabe o quanto é difícil controlar os pequenos em frente às gôndolas do supermercado ou na hora de comprar o lanche na cantina da escola. Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados, comidas gordurosas, doces e balas são apenas alguns dos vilões que rodeiam os pequenos todos os dias.

A melhor forma de manter seu filho afastado desses e outros alimentos nada saudáveis é iniciar um processo de reeducação alimentar. De forma divertida, gostosa e lúdica, é possível introduzir novas opções mais saudáveis (e até mais saborosas) e substituir os antigos hábitos.

Trocas na alimentação

Trocar arroz branco por arroz integral

Presença garantida no prato das crianças, o arroz branco é para muitas pessoas sinônimo de alimentação saudável, principalmente quando vem acompanhado por feijão. Contudo, para chegar a essa coloração branquinha e consistência macia, o alimento passa por processos de polimento, que retiram a maior parte dos seus nutrientes. Mas, fique calma!

Existem alternativas ao arroz branco que podem ser introduzidas aos pouquinhos na alimentação dos pequenos. O arroz integral, por exemplo, é uma ótima pedida. Ele nada mais é do que o grão em seu estado bruto e oferece uma série de vitaminas, sais minerais e também uma dose extra de fibra.

ALEJANDRO RIVERA/ISTOCK

Um estudo divulgado pela OMS em outubro deste ano sugere que o aumento dos tributos para bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos em caixa, ajudará a reduzir os índices de obesidade infantil. Em nota, a organização afirmou que a diminuição do consumo dessas bebidas significa uma menor ingestão de açucares e calorias, além de uma melhor nutrição, redução da obesidade, cáries e diabetes.

Uma dica para começar essa mudança dentro da sua casa é apostar nas águas aromatizadas. Para preparar a bebida, basta picar frutas variadas, como morango, limão, laranja e carambola, colocá-las em uma jarra com água, adicionar gelo e esperar alguns minutos. O resultado é uma bebida refrescante, suave e saborosa. Se a criançada gostar, também vale adicionar hortelã e gengibre à sua água aromatizada.

ZARZAMORA/SHUTTERSTOCK

Você já sabe que o açúcar é um dos vilões da alimentação saudável, certo? Mas como substituir esse condimento amplamente utilizado na culinária? Uma boa forma de diminuir a quantidade de açúcar ingerida por seu filho é utilizar o mel para adoçar bebidas e frutas. Além de ser muito saboroso, o mel é um alimento extremamente benéfico para a saúde dos pequenos, pois ajuda a reduzir os riscos de infecção, melhora o funcionamento do intestino e aumenta a imunidade.

BIGNAI/SHUTTERSTOCK

Trocar alimentos fritos por alimentos assados

Que criança consegue resistir a uma deliciosa batatinha frita, não é mesmo? Mas é nas frituras que mora o grande perigo. Quando submetido a altas temperaturas, o óleo se transforma em um tipo de gordura maléfica ao organismo, que além de aumentar as chances de obesidade infantil também pode colocar a saúde cardíaca da criança em grande risco. Para não precisar tirar a deliciosa batatinha do prato da criançada, aposte na versão assada do alimento, que pode ser feita no forno, forninho elétrico ou fritadeiras sem óleo, que deixam a comida crocante, saborosa e, claro, muito mais saudável.

BOLSA DE MULHER/YOUTUBE

Massa por macarrão de abobrinha

Se existe um prato simples de fazer e que, sem dúvida, o seu filho é fã carteirinha é a macarronada. Seja ao sugo, com molho branco ou atum, fazer um belo prato de macarrão na hora do almoço é garantia de criançada feliz e satisfeita. Por isso, aproveite a paixão dos pequenos pelo espaguete e tente introduzir uma novidade menos calórica à dieta: o macarrão de abobrinha. Para fazer, basta cortar a abobrinha em fatias bem fininhas e compridas, imitando o macarrão, colocar para assar por alguns minutinhos e servir com molho natural de tomate e alguma proteína, como por exemplo um filé de frango grelhado. Fácil e gostoso, não é mesmo?

AS FOOD STUDIO/SHUTTERSTOCK

Receita saudável de sorvete de banana

Faça frio ou calor, o sorvete é um dos doces favoritos dos pequenos. Mas essa delícia gelada também pode aumentar os riscos de obesidade infantil, pois é rica em gorduras e açúcares. Uma boa dica é substituí-lo por uma sobremesa saudável de banana. Veja a receita:

IULIIA_N/SHUTTERSTOCK

Receita fácil de sorvete de banana

Você vai precisar de:

– Bananas maduras

– Palitos de picolé

– Iogurte de baunilha ou morango

– Assadeira retangular

– Papel manteiga

– Granola e aveia ou amêndoas

Modo de preparo:

Remova as cascas das bananas e, se forem muito grandes, corte-as ao meio. Coloque o palito de picolé em cada uma delas, tomando cuidado para não atravessar completamente a fruta. Mergulhe a banana no iogurte e depois utilize a granola e a aveia ou amêndoas para confeitar. Cubra a assadeira com o papel manteiga e coloque as frutas deitadas lado a lado sobre ele. Leve ao freezer, espere de 40 a 60 minutos, até que as bananas estejam bem durinhas. Depois, é só servir para os pequenos como se fossem deliciosos picolés.


Fonte e Reprodução: vix.com